2024-10-102024-10-10https://repositorio.uan.edu.co/handle/123456789/10871Apresento algumas inquietações que me movem na investigação da formação inicial de professores/as de Artes Visuais na América Latina hoje. O centro de minhas inquietações está nos processos e ações formativas que constituem os currículos dos cursos de formação inicial docente em Artes Visuais e que legitimam uma matriz de conhecimentos eurocêntrica. Encontro no pensamento do Grupo Modernidade/Colonialidade (Aníbal Quijano, Enrique Dussel, Fernando Coronil, Walter Mignolo, Santiago Castro-Gómez, Arturo Escobar, Catherine Walsh, Zulma Palermo) a perspectiva decolonial para pensar a realidade sócio-histórico-cultural latino-americana. Trato de questionar a hegemonia e a uni-versalidade europeia que hierarquizam, encobrem e invisibilizam outras culturas, expressões visuais e produtores/as de Arte, impossibilitando formas outras de pensar/ produzir a formação inicial de professores/as que, na perspectiva decolonial, passa pela legitimação dos conhecimentos da Arte e da cultura da América Latina. Relaciono o pensamento decolonial latino-americano à Arte, à cultura, à educação e à formação de professores/as de modo a contrapor as grandes narrativas modernistas, e proponho o que chamo de ‘desobediência docente’ pela decolonialidade dos processos e ações que constituem os currículos dos cursos de formação de Professores/as Artes Visuais na América Latina na perspectiva de produzir ensinos e aprendizagens em Artes Visuais que contribuam para o (re)conhecimento de quem somos como oportunidade de, na coletividade, enfim, deixarmos de ser o que não somos.Presento algunas inquietudes que me mueven entorno a la investigación que adelanto sobre la formación inicial de profesores/as de artes visuales en América Latina hoy. El centro de mis inquietudes está en los procesos y acciones formativas que constituyen los currículos de los cursos de formación inicial de los docentes en artes visuales y que legitiman una matriz de conocimientos eurocéntrica. Encuentro en el grupo de pensadores Modernidad/Colonialidad (Aníbal Quijano, Enrique Dussel, Fernando Coronil, Walter Mignolo, Santiago Castro-Gómez, Arturo Escobar, Catherine Walsh, Zulma Palermo) la perspectiva decolonial para pensar la realidad sociohistóricocultural latinoamericana. Trato de cuestionar la hegemonía y la uni-versalidad europea que jerarquiza, encubre e invisibiliza otras culturas, expresiones visuales y productores/as de arte, imposibilitando otras formas de pensar/producir la formación inicial de profesores/as que, en la perspectiva decolonial, pasan por la legitimación de los conocimientos del arte y de la cultura de América Latina. Relaciono el pensamiento decolonial latinoamericano al arte, a la cultura, a la educación y a la formación de profesores/as para contraponer las grandes narrativas modernistas, y propongo lo que yo llamo “desobediencia docente” por la decolonialidad de los procesos y acciones que constituyen los currículos de los cursos de formación de profesores/as de artes visuales en América Latina en la perspectiva de producir enseñanzas y aprendizajes en artes visuales que contribuyan al (re)conocimiento de quiénes somos como oportunidad de, en la colectividad, en fin, dejar de ser lo que no somos.application/pdfhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0América Latinaartes Visuaisdecolonialidadedesobediência docenteformação inicial de professoresAmérica Latinaartes visualesdecolonialidad,desobediencia docenteformación inicial de profesoresInquietaçoes, decolonialidade e desobediência docente formação inicial de professores/as de artes visuais na América LatinaInquietudes, decolonialidad y desobediencia docente en la formación inicial de profesores/as de artes visuales en América Latinainfo:eu-repo/semantics/articlehttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2